Os contratos futuros de minério de ferro na bolsa de Dalian alcançaram o maior valor em 10 meses nesta segunda-feira (6), com a redução dos estoques do ingrediente siderúrgico nos portos chineses alimentando um rali estimulado pelo otimismo em torno da demanda no maior produtor de aço do mundo. O carvão metalúrgico, outro insumo da siderurgia, também ampliou os ganhos para atingir um pico de seis semanas após uma enxurrada de notícias recentes sobre a determinação da China de estimular sua economia em desaceleração e medidas para aliviar suas restrições contra a Covid-19.
O real e o Ibovespa se recuperaram de desempenhos negativos em abril e voltaram ao ranking das dez maiores valorizações no mês de maio, segundo um levantamento da agência de classificação de risco Austin Rating feito a pedido do CNN Brasil Business. No último mês, a moeda brasileira valorizou 4%, com o sétimo melhor desempenho dentre 120 países. Já o Ibovespa ficou quinto lugar entre 78 países, com alta de 8,48%.
A colheita de trigo da Ucrânia em 2022 deve cair para 19,2 milhões de toneladas, ante um recorde de 33 milhões de toneladas em 2021, disse o sindicato ucraniano de comerciantes de grãos UGA nesta quarta-feira (1°), embora estime níveis recordes para os estoques de grãos devido a exportações mais baixas. Autoridades e analistas ucranianos dizem que as hostilidades em muitas regiões do país podem impossibilitar a colheita. O sindicato não especificou oficialmente uma razão para a queda. A UGA disse que a produção de milho deste ano também pode cair para 26,1 milhões de toneladas, de 37,6 milhões de toneladas em 2021, enquanto a produção de cevada pode recuar para 6,6 milhões de toneladas, de 10,1 milhões de toneladas.
Com um resultado levemente abaixo do esperado pelo mercado, o crescimento de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no primeiro trimestre não muda a perspectiva de um desempenho fraco da economia no ano, afirmam especialistas ao CNN Brasil Business. De um lado, o desempenho nos três primeiros meses de 2022 ainda não reflete os impactos do ciclo de alta de juros no Brasil e no mundo e da guerra na Ucrânia, que devem começar a aparecer nos trimestres subsequentes e desacelerar a economia. Além disso, o resultado positivo foi fortemente influenciado por elementos temporários, segundo Silvia Matos, coordenadora do Boletim Macro do Ibre-FGV. Esses fatores não devem se repetir nos próximos trimestres, e, sem eles, o desempenho tende a ser mais fraco. Isso não significa, porém, que o Brasil entrará em uma recessão, cujo risco está descartado no momento. Mas representa uma continuidade da tendência pós-crise de 2015 de um crescimento baixo, rondando os 1%, e aquém do desempenho mundial e do potencial brasileiro.
A atual produção brasileira de óleos e gorduras vegetais é suficiente para atender a demanda pelo B20 (20% de biodiesel adicionado ao diesel comercial). O amplo potencial de crescimento da produção pode ser feito com o aumento do esmagamento doméstico de soja e de caroço de algodão. Também existem oportunidades nas cadeias produtivas da palma, canola, girassol e amendoim. Esta foi uma das análises feitas pelo economista chefe da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Daniel Furlan Amaral, durante o 2º Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação (RBQAV), realizado no último dia 17 de maio, em Natal (RN).
Receba atualizações por e-mail sobre nossa loja mais recente e ofertas especiais.